Quando você vai ao supermercado ou a uma loja de eletrodomésticos, por exemplo, como fica sabendo que determinado produto está em promoção? Geralmente, o estabelecimento possui cartazes personalizados avisando os clientes sobre as ofertas, novos produtos, horário de funcionamento, entre outros – e é muito provável que você já tenha percebido isso e até comprado algo por causa desse tipo de comunicação.
Essa técnica para chamar a atenção do consumidor pode até parecer antiga perto dos recursos tecnológicos que temos atualmente, mas ela funciona e não é à toa que ela ainda está sendo utilizada pela maioria dos estabelecimentos.
Muitas pessoas têm a memória visual mais aflorada. Aproveite isso!
Tem gente que consegue se lembrar melhor das coisas depois de ouvirem uma música ou repetirem em voz alta o que aprenderam. Outras, se lembram mais facilmente por meio do tato – colocando a mão na massa mesmo – e até por meio do paladar. Mas de todos os métodos para reter informações, a memória visual ainda é a mais usada e a mais eficaz quando comparada às demais.
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de IOWA, nos Estados Unidos, comprovou que a memória visual é mais poderosa do que a memória auditiva.
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Eles têm mais chances de chamar a atenção dos clientes do que uma locução sobre a mudança de preços, por exemplo. Fora isso, você pode disponibilizar essa comunicação em áreas estratégicas do seu estabelecimento. Mesmo que o público não fixe a atenção nos cartazes em um primeiro momento, ele sabem eles que estão lá – diferentemente de uma informação recebida por áudio.
Se as pessoas estiverem distraídas ou conversando, as chances da comunicação via locução ser efetiva são bem menores.
Cartazes personalizados são um investimento barato
Cartazes personalizados são muito mais baratos do que outros recursos midiáticos.
Você pode até investir nos materiais audiovisuais para comunicar seus clientes, mas caso haja alguma alteração, é muito mais complexo – e mais caro – mudá-los.
Com os cartazes personalizados tudo fica mais fácil. Isso porque por meio de um software – o ByPrice, por exemplo, é possível criar modelos de cartazes personalizados de acordo com cada campanha,alterar as informações e imprimir, sem precisar depender de um cartazista ou de uma agência focada nesses materiais.
Quer outra vantagem? A licença de um software para cartazes pode custar barato e é cobrada por cartaz que você gera, diferente de um profissional especializado, onde o investimento pode passar dos R$ 2 mil por mês.
Cartazes personalizados são fáceis e rápidos de serem criados
Quer ter mais facilidade na hora de se comunicar e controle das informações que você divulga para os clientes em seu estabelecimento? Cartazes personalizados também são bons para isso.
Por meio de um programa de computador você pode criar cartazes atrativos – coloridos, com chamadas e imagens que prendam a atenção, sem se preocupar com a mudança de informações ou, até mesmo, com algum preço incorreto – sim, porque com a correria do dia a dia, trocar o preço de um produto por outro acontece. E você sabe que ter que recorrer a um cartazista para refazer o cartaz demanda mais tempo ainda.
Já com um software próprio para a criação desses cartazes personalizados, você mesmo pode alterar os valores e imprimir novas versões, sem se preocupar. É só acessá-lo, modificar o que você deseja e pedir por uma nova impressão. Simples assim!
Fora que, se mesmo assim você não tiver tempo para fazer isso, alguém de sua equipe pode ter acesso a esse programa e criar ou mudar a peça. Ou seja, utilizar um software para automatizar o processo de criação e impressão dos cartazes não exige nenhum tipo de especialização.
Mesmo sendo cartazes, eles podem ser modernos e atrativos
Seguindo a ordem natural das coisas, os cartazes personalizados para estabelecimentos também evoluíram. Então se você tem medo de investir nessa mídia porque ela é “ultrapassada” e não parece nada atrativa, talvez você ainda esteja com a imagem de como eram os cartazes anos atrás.
Hoje em dia, você não depende só de uma letra em específico ou de poucas cores para chamar a atenção do cliente. Com o ByPrice, por exemplo, é possível pensar em peças diferentes e padronizadas – o que facilita muito a compreensão do conteúdo e, claro, se destaca no meio dos produtos das lojas ou supermercados.
Nos cartazes personalizados de hoje, você pode acrescentar fotografias, elementos gráficos, utilizar cores mais vivas, pensar em uma diagramação mais organizada, destacando apenas as informações mais importantes para seu público e, claro, utilizar letras diferentes e mais bonitas.
Sabe aqueles cartazes com pouca variação de cores e letras? Isso é coisa do passado.
Com estabelecimentos cada vez mais prezando pela modernidade, facilidade e rapidez, as peças impressas também tiveram que se atualizar. Então, não tenha medo de utilizar esse recurso em sua loja.
Ah, e se você utiliza cartazes personalizados em seu supermercado, não deixe de conferir nosso artigo sobre o que deve levar em conta na hora da criação deles.
E aí, se convenceu de que investir em cartazes personalizados dentro do seu estabelecimento ainda é uma boa opção para se comunicar com os clientes? Se você quiser saber mais sobre essa mídia, continue acessando nosso blog! Estamos sempre trazendo informações relevantes para quem atua na área de varejo.